10 motivos para começar a utilizar o Xamarin

 Antes de mostrar estes 10 motivos, vamos começar a dizer o que é o Xamarin para os leigos. Xamarin é uma plataforma de desenvolvimento em C# para mobile (celulares) que em um único código, em C#, no Visual Studio da Microsoft, se constrói um sistema que serve para as 3 principais plataformas mobiles existentes no mercado, Android, iOS e Windows Phone (hoje evoluído para universal windows) além de outras plataformas mais antigas como Windows 8.1!

 Eu tenho pouco contato com outras IDEs, (Ambientes de Desenvolvimento Integrado) que é como são chamados os editores de código, além do VS com Xamarin para desenvolver em mobile, mas já li muito sobre os outros e dizem que o Xamarin é mais indicado para o uso comercial, bom eu não sei dizer, mas sei que é muito bom e já vi todo tipo de desenvolvimento em Xamarin desde apps comerciais até jogos sem perda de performance alguma. O suporte é enorme, a comunidade cresce exponencialmente e se você tiver uma grana pra gastar no seu desenvolvimento pode comprar muitos adds que são praticamente softwares prontos para adicionar no seu projeto e resolvem seu problema em segundos. Além é claro dos Adds gratuitos, e que são muitos disponíveis na biblioteca do Xamarin!

 Então vamos lá:

10 motivos para começar a utilizar o Xamarin

Desenvolver para dispositivos móveis é um grande desafio no nosso cotidiano já que temos inúmeros dispositivos, sistemas operacionais e suas versões. Com isso temos linguagens e ambientes de desenvolvimento diferentes (muito diferentes mesmo).

 Apostar no desenvolvimento Cross-Mobile ou Híbrido tem sido uma tática promissora e que tem ajudado inúmeras empresas e pessoas a tirar suas ideias do papel e ingressar no mundo dos aplicativos móveis. Para dar início a essa estratégia, precisamos escolher uma abordagem e uma ferramenta, e então começa os problemas. Hoje temos Xamarin, Phonegap, Ionic, RubyMotion, Appcelerator e outras. E agora o que fazer?A solução é usar uma plataforma que alie a portabilidade do código-fonte e o todo o desempenho proporcionado por uma aplicação nativa. Isso é possível com a plataforma de desenvolvimento Xamarin.

 

O problema da plataforma mobile

 Desenvolver um aplicativo que alcance todo o público é o maior problema enfrentando hoje, pois precisamos de um app que, no mínimo, funcione no iOS e Android (as vezes também no Windows Phone dependendo do seu mercado). Para isso precisamos desenvolver em Java, ObjectiveC/Swift e C# e então o problema se agrava porque:

  1. É necessário um desenvolvedor que saiba tudo.
  2. Uma equipe de desenvolvedores especializados.
  3. O mesmo código terá que ser desenvolvido em várias linguagens
  4. Passaremos por bugs entre as aplicações já que as lógicas do sistema podem estar implementadas de forma diferentes

Como podemos escapar desses problemas?

A solução: Desenvolvimento multi-plataforma

 Desenvolver um aplicativo multi-plataformas traz o benefício de ter um único App funcionando em vários Sistemas Operacionais e Smartphones. Para isso precisamos escolher entre as várias plataformas de desenvolvimento, algumas pagas e gratuitas, e isso gera muitas dúvidas. Ao escolher uma plataforma que utilize HTML, CSS e Javascript para desenvolvimento da aplicação, perco os componentes nativos do smartphone e ganho lentidão. Se escolho um conversor de código, como o Java2Objc, perco performance e ganho um código de máquina confuso e com processos desnecessários. Mas e quando a plataforma não se encaixa em nenhum desses perfis? Esse é o caso do Xamarin! Uma plataforma onde você desenvolve com apenas uma linguagem, mas a comunicação com o sistema operacional não é feita a partir de conversões de código, mas sim de forma nativa já que os métodos implementados na plataforma se comunicam diretamente com o sistema do smartphone.

Por que utilizar o Xamarin

Listamos abaixo 10 motivos para que você decida utilizar o Xamarin o mais rápido possível:

  1. Programar apenas uma única vez: Mesmo que você desenvolva o seu aplicativo com as Interfaces nativas (Activity, Storyboard e Xaml) você tem a possibilidade de compartilhar códigos de acesso ao servidor ou banco de dados, lógica e validações já que está sendo utilizada apenas uma linguagem e as Portable Class Library ou os Shared Projects.
  2. MVVM: Utilizando o Xamarin.Forms ou o MVVMCross você pode aproveitar todo o potencial do partner MVVM para desenvolver seu aplicativo, utilizando os padrões e facilitadores do MVVM como Bindings, Commands e passar a ter maior desempenho e uma divisão de camadas mais correta e com baixo acoplamento e alta coesão.
  3. API’s nativas: Utilizando essa plataforma, independentemente de você utilizar o Forms ou não, você tem acesso a 100% das API’s da SDK do Android, iOS, Windows Phone e Universal Windows Plataforms. Isso significa que você pode acessar Camera, NFC, GPS e qualquer outro componente do dispositivo de forma nativa.
  4. Visual Studio: Com a licença Business você pode utilizar o Visual Studio para desenvolver sua aplicação Android e iOS no Windows, e ninguém pode negar que o Visual Studio é a mais completa IDE do mercado contando com integrações de serviços da Microsoft como Azure e TFS.
  5. Wearable: Isso mesmo, além de desenvolver para o Smartphone você ainda consegue criar um aplicativo integrando com o widget wearable do S.O em foco. Com isso você terá acesso a informações como temperatura, BPM do coração do usuário, localização, comandos de voz e tantas outras funcionalidades que um dispositivo desse comporta.
    Wearable
  6. Facilidades: O Xamarin traz inúmeros serviços para facilitar o desenvolvimento, teste e portabilidade da sua aplicação, desde a tomada de decisão sobre o que utilizar, até os testes e distribuição da aplicação.
  7. Fácil de aprender: A melhor IDE do mercado, duas linguagens a sua escolha, C# e F#muito material e suporte da comunidade Microsoft além da Xamarin ter uma comunidade enorme, material oficial e a Xamarin University.
  8. Enterprise: Suporte instantâneo para empresa além de conteúdo exclusivo e de qualidade disponibilizam serviços preparados para o ambiente empresarial, como hotfixes, auxilio ao código e kickoff técnico para a equipe.
  9. A Gartner aprova: Gartner, uma das empresas mais renomadas quando se trata de consultoria e auxilio a tomada de decisões, tem colocado a Xamarin no Visionary Quadrant e tem citado vários outros pontos positivos para a utilização da plataforma.
  10. Xamarin.Forms: Uma biblioteca com inúmeros componentes compartilhados para a criação de um único código de Interface (UI) que é compartilhado entre as plataformas de forma nativa e fluída. Na sua versão 1.5 temos bastante suporte para desenvolvimento de aplicações de forma rápida e com muito reuso de código.

E então…

 Ao utilizar o Xamarin nós ultrapassamos vários problemas do desenvolvimento multi-plataforma e assim conseguimos desenvolver um app de forma rápida e nativa. Se você busca ter um desenvolvimento mais rápido, com possibilidade de compartilhamento e reaproveitamento de código, uma equipe que trabalhe em uma única solução e projeto, necessidade de acessar componentes do dispositivo e mantendo a coerência com a experiência do usuário, Xamarin é a sua escolha. Desenvolvendo cross mobile com HTML e com tecnologias WEB, você terá várias desvantagens além de fazer com que o usuário possa desistir de utilizar sua aplicação, por não fluir como uma aplicação nativa e a experiência visual ser, muitas vezes, extremamente diferente do esperado pelo usuário.

 De todas as vantagens que falamos sobre o resultado final do aplicativo mobile, você deve avaliar também qual linguagem você domina mais, qual a curva de aprendizado que você terá e se é necessário um aplicativo que possua a experiência nativa para usuário ou não. Caso trabalhe em equipe, deve ser avaliado também se existem pessoas especializadas na linguagem que será utilizada.

 Mas e você caro leitor, já utiliza o Xamarin? Quais motivos te fizeram escolher a plataforma? E se não utilizou, qual foi o motivo? Você ainda ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo =D

 Esta matéria eu trouxe do site http://studyxnet.com.br/comece-aqui/10-motivos-para-comecar-a-utilizar-o-xamarin/ e a ele eu devo todo os direitos autorais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *